in

Camila Cabello é acusada de plagiar “Sober” de Lorde em álbum novo: vídeo mostra semelhanças


A semana de lançamento do álbum solo de Camila Cabello não vai terminar sem uma polêmica. Apesar do sucesso mundial do single “Havana” e das ótimas críticas do disco vindas da imprensa especializada, Camila está sendo acusada de plágio. Muita gente identifica trechos claros da música “Sober”, da Lorde, na faixa “Into It”. Um youtuber chamado Júlio Victor até gravou um vídeo para mostrar as evidências.

“As músicas têm ritmos absurdamente parecidos”, ele diz, “tem os sintetizadores dando os slides (…), essa emenda de uma nota para outra. Ambos os arranjos têm os sintetizadores como a peça-chave brilhando ali. (…) A rítmica vocal, a linha vocal, é bem parecida – não no quesito de nota, mas de ritmo. A melodia, de fato, é diferente. Só que a intenção, o movimento e o gingado é muito chupadinho, né? (…) O que mais me indignou: as duas músicas estão no mesmo tom! Ambas estão em si maior, só que começando pelo quarto grau predominante, que é o mi maior. Exatamente os mesmos três acordes que dominam a maior parte da composição em ambas as músicas, que é a sequência de mi maior, sol sustenido menor e fá sustenido maior. Será uma coincidência ou uma robadinha? Robadinha”.

Fãs de Camila Cabello não gostaram da acusação e estão defendendo-a nas redes sociais – e no próprio vídeo de Júlio Victor. De qualquer forma, se houve plágio, os créditos são diluídos. A composição é dela com Feeney Bell, Kaan Gunesberk, Ryan Tedder e Justin Tranter, com produção de Frank Dukes e Louis Bell. Detalhe: Frank Dukes é um dos colaboradores do álbum “Melodrama”, da Lorde: ele produziu várias faixas, com exceção de “Sober”.