A indústria fonográfica americana está considerando uma grande mudança, de acordo com fontes ouvidas pela Billboard: adotar um único dia na semana para lançamentos mundiais de discos.
Enquanto algumas fontes afirmam que a ideia já foi aprovada pelas maiores gravadoras, há ainda muitos detalhes a serem resolvidos antes que a prática entre em vigor provavelmente a partir de julho de 2015. “A principal razão pela qual a indústria busca a mudança é eliminar a pirataria”, afirma a matéria.
No entanto, o nome de uma estrela pop também é usado como motivação. Para a Billboard, os resultados obtidos com o lançamento surpresa do álbum homônimo de Beyoncé no final do ano passado estão sendo levados seriamente em consideração. A prova de como a estratégia de Beyoncé deu certo foi a interrupção, no caso do álbum da cantora, de uma prática bastante comum: lançamentos em dias diferentes em países diferentes estimulam a pirataria entre os fãs, aguçados em ouvirem o novo material do artista.
Mas há ainda muito a ser acordado. Estipular um único dia da semana para lançamentos mundiais está sendo desaprovado por gravadoras independentes, que não querem concorrer diretamente com marketing pesado, e até proprietários de lojas de varejo revendedoras das cópias físicas.