Os ingleses levam muito a sério a questão da regulação da televisão e, sempre que consideram algum conteúdo inadequado, reclamam com as emissoras. Por causa disso, o canal ITV começou a semana com diversas queixas de telespectadores, insatisfeitos com a exibição da performance da Lady Gaga no “X-Factor UK”. A apresentação foi considerada “inadequada para a família” – em outras palavras, sensual demais. Motivo: a cantora estava de lingerie.
Em comunicado enviado à imprensa, a assessoria do ITV disse que avaliará todas as denúncias e, se cabível, iniciará uma investigação. “Nós não acreditamos que a performance da Lady Gaga era imprópria para o público familiar do programa, que está acostumado com apresentações dos maiores astros da música. Ela é conhecida por seu estilo altamente individual”, escreveram.
O caso é parecido com o que aconteceu em maio, quando a performance da Jennifer Lopez no “Britain’s Got Talent” foi criticada pelo mesmo motivo. Considerada “sexy demais”, JLo comentou a repercussão na época: “Tenho que ser eu mesma como performer. Sinto-me muito mansa em comparação a todos os outros. As pessoas gostam de falar e esse é um assunto divertido, mas estou bem. Sinto-me ótima com relação à apresentação”.