in

“APES**T”: demo do Migos cai na rede e levanta polêmica


“APES**” é a música escolhida por Jay Z e Beyoncé como single do álbum “Everything Is Love”, lançado de surpresa no fim de semana. O clipe acumula 13,5 milhões de visualizações em dois dias, e tudo ia muito bem – até a divulgação da demo da música, na voz do grupo de hip-hop Migos. O áudio foi publicado por vários sites internacionais, levantando uma controvérsia acerca dos créditos da música: o que Beyoncé e Jay Z de fato fizeram na faixa para serem creditados como compositores e produtores?

Confira a demo e a versão final:

Da demo para a versão final, as diferenças são mínimas: uns ataques ao Grammy e ao Super Bowl, e a mudança de “stage” para “crowd” no verso “have you ever seen the crowd goin’ apeshit? Rah!“. Honra seja feita, os rappers Quavo e Offset (que foram mantidos como backing vocal) são creditados como co-autoras da música, ao lado de Beyoncé e Pharrell Williams. Mas, na produção, não consta o nome deles. Os créditos de produção são divididos entre Pharrell, Beyoncé e Jay Z – mesmo que a versão final seja igualzinha à demo do Migos.

“A demo tem exatamente a mesma batida ouvida na faixa de Jay & Bey e estruturas semelhantes de fluxo de versos e o gancho. Na demo, Offset faz o rap que cabe à Beyoncé na versão final, no mesmo estilo”, diz o site HipHopNMore. O site Stereogum também comentou o caso: “suas semelhanças com a versão final são significativas. Basicamente o refrão inteiro e o pré-refrão da demo do Migos batem com as partes de Beyoncé”.